Ao longo dos tempos, poucos produtos naturais fascinaram tanto a humanidade como o ouro. De todos os metais preciosos, apenas o ouro reúne beleza e brilho em uma só composição.
A cor do ouro depende da quantidade e do tipo de impureza que ele contêm. O ouro em sua forma primitiva é tipicamente amarelo ouro, porém o objetivo de diversificar a gama de cores e alterar sua pureza para o uso na indústria joalheira, pode-se utilizá-lo em ligas com outros metais.
O ouro é encontrado em rochas ígneas e em veios de quartzo associados quase sempre em pequenas quantidades invisíveis a olho nu. Ele também se encontra em depósitos aluviais pelo método tradicional de garimpo. Mas a mineração comercial moderna envolve grandes máquinas removedoras de terra e ácidos concentrados para o processamento do minério.
Sua dureza é de 2.5 a 3.0 e seu símbolo científico é ” au “. O ouro é usado na sua forma bruta, na maioria das vezes precisa ser composto com outros metais formando assim as ligas !
CORES MODIFICADAS
Coloramentos
Coloramentos da Composição
Ouro na cor Amarelo Ouro
Ouro + Cobre + Prata
Ouro na cor Branco Ouro
Ouro + Níquel ou Paládio + Zinco + Cobre
Ouro na cor Vermelho Ouro
Ouro + Cobre
Ouro na cor Verde Ouro
Ouro + Prata + Cobre + Zinco
A PUREZA DO OURO
Proporção
Pureza do ouro é definida pela proporção do Metal de ouro presente no veio OU pepita. Proporção é expressa por seu valor em quilate. O Ouro na sua forma mais pura é apresentado pela sigla 24Kt, variando de 9.0 A 37.5%. Na realidade o ouro nunca tem pureza total e a classificação mais alta é 999 pontos. NA escala internacional o ouro tem os seguintes quilates.
Quilate
Conteúdo do Ouro
Teor de Pureza
24kt
100%
999
18kt
75%
750
14kt
58,3%
583
10kt
41,6%
416
QUILATE. O QUE SIGNIFICA?
Ouro e Quilates
Origem grega
Quilate, palavra de origem árabe KARAT. Como será que surgiu esta terminologia? Assim como a própria palavra “diamante”, a nomenclatura teve a sua origem na Grécia Antiga.
No passado, sementes de alfarroba (acácia) eram comumente utilizadas como contrapesos em balanças manuais devido ao seu tamanho e volume uniformes. Chamadas de “keration”, que significa “chifre” na língua milenar, as sementinhas, então, foram designadas pelo seu formato.
Por conta da influência do grego antigo nas demais culturas, “keration” deu origem à “qirat”, que em árabe tem diversas derivações, mas todas relacionadas a medidas. Nos tempos modernos, “quirat” acabou virando “carat”, terminologia utilizada até hoje.
Com o OURO utilizamos a palavra QUILATE para definirmos qual a proporção deste metal sempre em uma liga.
No que se refere a pedras preciosas, como o diamante, um quilate representa uma massa igual a duzentos miligramas. A unidade de massa foi adotada em 1907 na Quarta Conferência Geral de Pesos e Medidas. O quilate pode ser subdividido ainda em 100 pontos de 2 mg cada.
Aplicado ao ouro, entretanto, o quilate é uma medida de pureza do metal, e não de massa. É a razão entre a massa de ouro presente e a massa total da peça, multiplicada por 24, sendo cada unidade de quilate equivalente a 4,1666 % em pontos percentuais de ouro do total.
A pureza do ouro é expressa pelo número de partes de ouro que compõem a barra, pepita ou joia. O ouro de um objeto com 16 partes de ouro e 8 de outro metal é de 16 quilates. O ouro puro tem 24 quilates.
Exemplos: Ouro e Quilates.
Ouro 24 quilates = ouro puro – como é praticamente impossível o ouro ter uma pureza completa, o teor máximo é de 99,99% e assim chamado de ouro 9999. Impróprio para fabricação de joias por ser muito maleável.
Ouro 22 quilates = 22/24 = 91,6% de ouro, também chamado de ouro 916.
Ouro 20 quilates = 20/24 = 83,3% de ouro, também chamado de ouro 833.
Ouro 19.2 quilates = 19.2/24 = 80,0% de ouro, também chamado de ouro 800 ou Ouro Português.
Ouro 18 quilates = 18/24 = 75% de ouro, também chamado de ouro 750.
Ouro 16 quilates = 16/24 = 66,6% de ouro, também chamado de ouro 666.
Ouro 14 quilates = 14/24 = 58,3% de ouro, também chamado de ouro 583.
Ouro 12 quilates = 12/24 = 50% de ouro, também chamado de ouro 500.
Ouro 10 quilates = 10/24 = 41,6% de ouro, também chamado de ouro 416.
Ouro 1 quilate = 1/24 = 4,6% de ouro, também chamado de ouro 46.
Desta forma, o ouro 18 quilates tem 75% de ouro, e o restante são ligas metálicas adicionadas fundindo-se o ouro com esses metais num processo conhecido como quintagem, para garantir maior durabilidade e brilho à joia.
Os elementos dessas ligas geralmente adicionados ao ouro podem variar muito em função da cor, ou ponto de fusão desejados e em algumas joalherias, essa fórmula é mantida como segredo industrial. Os metais mais comuns utilizados nessas ligas são o cobre, a prata, o zinco, o níquel, o cádmio, resultando em um ouro com coloração amarela. Existe também o ouro branco, que é feito com ligas utilizando o paládio que tem efeito descoloridor, nesse caso o ouro branco no processo final de acabamento a joia é submetida a um banho de ródio.
TRATAMENTOS DAS JOIAS EM OURO
ESTILOS
A Joia em Ouro pode ter vários Tipos de Tratamento de sua Superfície, com vários Padrões e Estilos. É comum o uso dos diversos Tipos de Acabamento em uma única JOIA, criando assim, um efeito contrastante.
Acabamento Polido: reluzente, brilhante, com alta capacidade de refletir brilhos.
Acabamento Acetinado: delicadas linhas paralelas que reduzem sensivelmente a capacidade de refletir a luz, ficando com a aparência suave e lustrosa.
Acabamento Fosco: acabamento com aparência aveludada, sem brilho, mas com lustro suave.
Acabamento Escovado: acabamento leve com aparência acetinada, produzida por uma série de escovas de metal. Pode ser aplicado o padrão circular e linear.
Acabamento Florentino: linhas paralelas são gravadas em uma direção, depois ranhuras cruzadas ou traços curvos mais suaves feitos em direçao oposta. As linhas são mais profundas do que o acabamento acetinado ou escovado.
Acabamento Martelado: desenho criado martelando diretamente sobre a superfície, pode ser leve ou profundo.
Acabamento Entalhe: um desenho é cortado com uma ferramenta afiada.
Acabamento Corte de Diamante: uma aparência facetada e com brilho, é obtida com delicados cortes em ângulos na superfície da joia.
Acabamento Filigrama: consiste em finos fios de ouro que são torcidos juntos e depois achatados e curvados em desenhos complexos. Esses delicados padrões são circundados por uma moldura de ouro mais firme.
Acabamento Laser de Diamante: acabamento com alta capacidade de refletir, criado com o martelamento da joia com uma ferramenta com ponta de diamante em forma facetada.
Acabamento Granulado: pequenas partículas arredondadas de ouro, dispostas sobre uma superfície de ouro e unidas por um processo de aquecimento.
Acabamento Esmaltado: fundição de vidro colorido sobre a superfície de metal.
Acabamento Gravação em Relevo: forma um padrão em relevo sobre o metal.
Close
O OURO NO BRASIL
História
A história da mineração no Brasil como atividade socioeconômica começa no século XVII, com as expedições chamadas entradas e bandeiras que vasculharam o interior do território em busca de metais valiosos (ouro, prata, cobre) e pedras preciosas (diamantes, esmeraldas). Já no início do século XVIII (entre 1709 e 1720) estas foram achadas no interior da Capitania de São Paulo (Planalto Central e Montanhas Alterosas), nas áreas que depois foram desmembradas como Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
A descoberta de ouro, diamante e esmeraldas nessa região provocou um afluxo populacional vindo de Portugal e de outras áreas povoadas da colônia, como São Paulo de Piratininga, São Vicente e o litoral nordestino. Já de início, o choque na corrida pelas minas levou a um conflito entre paulistas e outros (Guerra dos Emboabas).
O país passou por sensíveis transformações econômicas em função da mineração. Um novo pólo econômico cresceu no Sudeste, relações comerciais inter-regionais se desenvolveram, criando um mercado interno e fazendo surgir uma vida social essencialmente urbana. A camada média, composta por padres, burocratas, artesãos, militares, mascates e faisqueiros, ocupou espaço na sociedade.
As minas propiciaram uma diversificação relativa dos serviços e ofícios, tais como comerciantes, artesãos, advogados, médicos, mestre-escolas entre outros. No entanto foi intensamente escravagista, desenvolvendo a sociedade urbana às custas da exploração da mão de obra escrava. A mineração também provocou o aumento do controle do comércio de escravos para evitar o esvaziamento da força de trabalho das lavouras, já que os escravos eram os únicos que trabalhavam.
Apesar de modificar a estrutura econômica, manteve a estrutura de trabalho vigente, beneficiando apenas os ricos e os homens livres que compunham a camada média. Outro fator negativo foi a falta de desenvolvimento de tecnologias que permitissem a exploração de minas em maior profundidade, o que estenderia o período de exploração (e consequentemente mais ouro para Portugal).
Assim, o eixo econômico e político se deslocou para o centro-sul da colônia e o Rio de Janeiro tornou-se sede administrativa, além de ser o porto por onde as frotas do rei de Portugal iam recolher os impostos. A cidade foi descrita pelo padre José de Anchieta como “a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”, e por séculos foi a capital do Brasil.
Joias podem ser danificadas por Produtos Químicos, Sabonetes, Golpes Fortes ou Fricção Intensa. Evite dormir com suas Joias, usá-las em Tarefas Domésticas, na Academia, nos Banhos de Piscina ou no Mar e retire os Anéis ao lavar as mãos.
Pedras, Pérolas e Metais têm diferentes graus de dureza e podem arranhar. Guarde suas Joias separadamente.
Evite o contato com Perfumes, Laquês e Shampoo.
Joias com Pérolas requerem cuidados especiais. Até mesmo Suor e Água podem ocasionar danos irreparáveis. Aconselhamos trocar o Fio das Pérolas a cada 2 ( dois ) anos.
Para limpar Pérolas, Ouro e Prata com ou sem Pedras use apenas uma flanela macia ou solicite o Serviço de Limpeza/Higienização à uma empresa especializada.
DESCUBRA SEU ARO
Medidas
A Tabela de Medidas abaixo lhe ajudará a descobrir o diâmetro aproximado de seu ANEL, em CENTÍMETROS, e o número correspondente.Ressaltamos que a medida de cada dedo pode variar de uma pessoa para outra. Para definir o tamanho de ANEL corretamente, siga as etapas sugeridas:
1ª Etapa – Desenhe a circunferência do aro interno de um anel que esteja confortável em seu dedo.
2ª Etapa – Trace uma reta de um lado a outro do círculo desenhado, passando pelo centro. A partir da graduação «O» da régua, veja o número correspondente e compare com as medidas abaixo.
3ª Etapa – Se preferir, verifique na Tabela de Medidas o número correspondente à sua medida em centímetros. Este é o número ( tamanho ) aproximado de seu anel.